COMO ESCOLHER TECIDOS PARA OS SEUS CORTINADOS
17 Fevereiro 2022
Os cortinados normalmente dão outro ar a uma casa e enchem de vida qualquer divisão! No entanto se forem mal escolhidos podem tornar as divisões mais pequenas e feias. Então como deve escolher tecidos para os seus cortinados? Quais serão as melhores cores para os seus cortinados? Que tipos de tecidos deverá escolher para os seus cortinados? Espreite as nossas dicas!
Chegar á decoração perfeita nunca é fácil. Muitas vezes idealizamos uma coisa que não é possível por em prática. O que muita gente não sabe, é que existem várias opções para resolver este problema. O único requisito é o gosto pessoal.

Os cortinados costumam ser o ultimo detalhe na decoração de um espaço, tendo assim que combinar com o resto do ambiente. Tudo tem a ver com a dimensão do espaço assim como todo o envolvente. Se for meramente decorativo, podemos optar por um tecido mais opaco tal como o Voile, ou um estampado com uma gramagem inferior. Se o objetivo for bloquear a entrada de luz, devemos procurar um tecido com uma gramagem maior, tal como os nosso veludos de decoração ou até mesmo o Blackout.

Antes de comprar o tecido para confeccionar os cortinados, é sempre importante ter em atenção certos fatores e de preferencia, informar-se com a pessoa que lhe vai confecionar o produto.

Se quiser cortinados franzidos, vai ter que comprar no mínimo o dobro da largura da calha ou do varão onde pretende meter a cortina. Se for machos ou RDS, aconselhamos a comprar 2,5x a largura da calha ou do varão.


#1 Dica –Tipo de Tecido


Independentemente do tipo de tecido que escolher o melhor é tentar perceber se ele ficará direito como cortinados. Tem de ser um tipo de tecido que caia bem e que não fique todo enrugado ou engelhado quando for pendurado.

Para testar isso o melhor é pegar no tecido para ver como é que ele se comporta.

Se não puder fazer isso aqui fica uma sugestão: os tecidos que costumam cair melhor são os seda sintética, seda, linho e veludo.

Se vive num sítio quente escolha tecidos mais leves para a divisão em que vai pôr o cortinado ficar mais fresca. No entanto, se vive numa zona fria escolha tecidos mais pesados para manter o calor dessa divisão.

O Voil é um tecido neutro que costuma combinar com maior parte dos ambientes envolventes permitindo assim que a luz entre em sua casa dando sempre um aspeto “clean”.

Uma outra característica deste tipo de tecido é o facto de dar para trabalhar com o degradée de cores que dá um aspeto leve mas moderno. O Linho também pode ser utilizado para este efeito.

Ideais no que toca a regulação de temperatura e de iluminação, as cortinas de veludo dão um ar de nobreza á sua casa dando assim um toque de elegância na medida certa. É preciso ter atenção que, facilmente pode tornar um ambiente pesado.


#2 Dica – Liso ou Estampado


Se a sua casa tem bastante mobiliário ou muitas cores e padrões que se destacam então o melhor é optar por um tecido liso para a divisão da sua casa em que deseja colocar os cortinados ficar com um ar menos confuso. No máximo ponha um tecido estampado de duas cores e um padrão simples e repetitivo.

No entanto, se essa divisão em que vai colocar os cortinados tiver poucos móveis, não tiver muitas cores diferentes e for mais simples, um cortinado com um tecido estampado irá avivar essa divisão.

Os tecidos estampados também ficam ótimos em quartos para crianças e dão outra alegria ao quarto duma criança. Há imensos tecidos estampados giríssimos para colocar em cortinados nos quartos de crianças e ao gosto de cada um. Por exemplo se a sua filha ou filho gostar da Minnie e do Mickey, pode escolher um tecido com um padrão com a Minnie e o Mickey.


#3 Dica – Cor


Todas as cores tendem a ficar um bocado esbatidas com o tempo, isso é normal. Mas se a sua casa recebe muita luz tem de ter cuidado na escolha da cor. Evite escolher cores vivas, pois estas irão desgastar-se mais rapidamente e dar um mau aspeto à sua divisão.

Mas se for uma pessoa que gosta de andar sempre a mudar tudo, este aspeto não é relevante.

Tente conjugar as cores do cortinado com as cores da divisão em que o vai colocar. Por exemplo se vai escolher um cortinado com um padrão, tente que ele tenha alguma das cores da divisão em que ele vai estar.

Num quarto de criança não há que enganar: as cores primárias ficam sempre bem e dão um ar mais infantil à divisão.

Já vimos que temos várias opções dependendo do nosso gosto. Para escolher as cortinas ideais para o seu espaço tem que ter em conta vários fatores assim. Em caso de dúvida, aconselhe-se sempre de um profissional. Estas dicas são apenas guias para ajudar a encontrar o tecido ideal. 
TEXTO_TAGS

PRODUTOS REFERENCIADOS NO ARTIGO

BLOGUE


Fique por perto e descubra um mundo de dicas, utilidades e inspirações para os seus projectos!

Próximo   ⟶
⟵   Anterior
Copyright © 2022 PARK DOS TECIDOS. Todos os direitos reservados.
Developed by Laranja Zen